terça-feira, 1 de abril de 2014

Farinhas de frutas, legumes e cereais


Sem muito blá blá blá e termos técnicos, já que isso tem aos montes pela internet, vamos logo ao que interessa: 

As farinhas tem uma quantidade enorme de fibras, são ótimas para regular o intestino, reduzir a sensação de fome, tornar a digestão mais lenta fazendo com que o organismo absorva mais nutrientes... Ou seja: sensação de barriguinha cheia e metabolismo trabalhando a todo vapor! Uhuuuu!!!

Uma observação importante: Não deve ser ingerida além da quantidade indicada pelo fabricante, pois, em excesso, prejudica a absorção de minerais como ferro e zinco e pode prejudicar o intestino ao invés de ajudá-lo!

As farinhas podem ser polvilhadas sobre a comida, misturadas ao suco ou iogurte ou acrescentadas aos ingredientes no preparo de bolos, panquecas, tortas, etc. 

Abaixo irei fazer um breve resumo sobre as funcionalidades de algumas das farinhas disponíveis atualmente no mercado:

Farinha de Maracujá
A pectina presente na parte branca da casca se transforma num gel dentro do organismo que é capaz de absorver parte da gordura dos alimentos, além de dar saciedade 

Farinha de Linhaça 
Rica em ômega 3, afina a cintura, da saciedade, nutre e previne doenças, melhora a circulação, diminui a retenção de líquidos, controla a diabetes e ainda ajuda no equilíbrio hormonal, aliviando os sintomas de TPM e menopausa e prevenindo o câncer de mama. Para melhores resultados deve ser comprada a farinha estabilizada e guardada num pote escuro dentro da geladeira 

Farinha de Quinoa
Ajuda a controlar o nível de colesterol e glicemia além de fortalecer a imunidade.
Nao contém glúten 

Farinha de Coco
Controla a glicemia e o colesterol, reduz o risco de diabetes, absorve parte da gordura ingerida e ajusta várias engrenagens do nosso organismo.
Quando entra em contato com a água no sistema digestivo forma um gel volumoso que da sensação de saciedade

Farinha de soja preta
Sacia a fome, faz com que as células absorvam ate 50% a menos de gordura e dá disposição. Retarda o envelhecimento e também ajuda a amenizar os sintomas de TPM e menopausa, combate o colesterol e até o câncer. 

Farinha de banana verde
Reduz a carga glicêmica da refeição evitando picos de açúcar no sangue e o aumento da produção de insulina – hormônio que, em excesso, faz o organismo estocar gordura.

Farinha de Feijão Branco
Inibe a digestão dos carboidratos e diminui a absorção de açúcar pelo organismo. Previne o diabetes
Não se deve exagerar no consumo da farinha de feijão branco, – uma colher de chá por dia é suficiente – já que podem ocorrer efeitos colaterais como diarreia e flatulência.

Farinha de berinjela
Ótima para secar a barriga, melhorar a visão e criar imunidade. Sacia a fome, ajuda a prevenir o câncer e no funcionamento dos rins.

Farinha de Amora
Diminui o colesterol, previne o envelhecimento, ajuda a prevenir anemias e várias doenças, entre elas diabetes, Alzheimer e as doenças cardiovasculares.
Tem grande concentração de cálcio, importante para a saúde de ossos e dentes
Também tem grande quantidade de pectina, saciando a fome e absorvendo gordura.

Podemos escolher a farinha que mais se adequa às nossas necessidades ou comprar 2 ou 3 tipos diferentes e revezar os dias para o consumo das mesmas.

Nao devemos esquecer que devemos tomar muita água para auxiliar na absorção dos nutrientes das farinhas. Hidratar o corpo é indispensável! 

.........…………………

Pra finalizar esse post uma fotinho da minha alimentação de ontem (que nao foi nenhuma maravilha mas ta valendo né?!) e dos primeiros 20 minutos de exercício físico após anos de total sedentarismo! 




Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário