quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Fatores que alteram o Metabolismo


Como pouco e não emagreço. Será que meu metabolismo é lento?


Quem deseja perder peso já se fez essa pergunta alguma vez. É muito comum as pessoas terem dúvidas sobre a ação do metabolismo no processo de emagrecimento.

Para entender melhor o metabolismo é o processo que transforma os nutrientes e outras substâncias químicas em energia para manter o corpo funcionando. O metabolismo retira dos alimentos as calorias necessárias para vivermos. O funcionamento do metabolismo é, em grande parte, determinado geneticamente. Em 80% da taxa metabólica, a pessoa não tem condições de interferir, porém nos outros 20% é possível alterar o resultado a seu favor. Veja como.

1- Alimentos gordurosos devem ser controlados de maneira que façam parte da alimentação, porém sem abuso. A ausência de gorduras diminui a produção de hormônios, provocando a diminuição do metabolismo. Utilize gorduras extraídas de nozes, de castanhas e do óleo de oliva.

2- Os grandes intervalos entre as refeições devem ser evitados porque o metabolismo torna-se mais lento como forma de poupar energia. Os médicos e nutricionistas aconselham a fazer seis refeições diárias, com lanches leves entre o café da manhã, o almoço e o jantar. Assim, o metabolismo mantém-se ativo durante o dia todo.

3- A atividade física deve, preferencialmente, combinar exercícios aeróbicos com ginástica localizada ou musculação. A prática regular produz uma ação metabólica contínua, acelerando o metabolismo. Os exercícios aeróbicos intensos, como bicicleta, esteira, natação e caminhada aumentam em até 25% a taxa metabólica durante um período de 12 a 15 horas após sua execução.

4- Os músculos exercem papel fundamental no metabolismo. Músculos vigorosos produzem mais gasto calórico, independente da idade da pessoa. Isso porque os músculos são tecidos vivos e queimam calorias 24 horas por dia, já que são feitos para trabalhar. O tecido muscular é o que consome mais energia do organismo. A manutenção da massa muscular está diretamente ligada à prática de exercícios.

5- A falta de água desacelera o metabolismo porque quase todas as funções do corpo dependem da sua presença. Ela é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento dos intestinos.

6- Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para manter-se aquecido, acelerando o metabolismo.


Essa visão geral sobre o metabolismo permite concluir que muitas vezes é necessário mudar nossos hábitos alimentares e praticar exercícios físicos, para que o metabolismo trabalhe em nosso benefício.

Por Flávia Leão FernandesPsicóloga - CRP 06/68043

Fonte: vilaequilibrio.vilamulher.com.br

11 comentários:

  1. oie rê

    Td de bom sue post hj, alás como sempre, eu tô comendo o trem molenga feito mesmo.. e nun é que é bom, eu fico brincanco com ele na tigela. hehehehe
    tô amndo...
    bjs e melhoras amiga...
    bjs bjs bjs bjs bjs

    ResponderExcluir
  2. oi Ro!

    Muito legal estas informacoes!

    beijo!

    http://dietadadri.blog.terra.com.br

    ResponderExcluir
  3. LEIO TUDO O QUE ENCONTRO SOBRE METABILISMO, SOU CAPAZ ATÉ DE DIZER QUE SE ME COMPROVAREM QUE TOMAR XIXI ACELERA O METABOLISMO EU TOMO RSSSS
    bRINCADEIRA!

    ResponderExcluir
  4. ela desistiu do blog mas está fazendo a dieta das notas,
    desde domingo, já emagreceu 1 kilo

    ResponderExcluir
  5. EEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!! AInda bem q vc ta bem hj!!!
    Detesto ver minha irmã dodói!akakakakak! Nossa, isso q v postou é a mais pura verdade e muitas pessoas não sabem disso!
    Não consegui te chamar no msn ainda pq to correndo e agora vai ter um book aqui, e enquanto nãoa cabar não dá pra entrar!akakakakak! Assim q der te chamo! MIl bjkssss e te adorooooo!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu post....vou prestar mais atenção na quantidade de agua que tenho ingerido...
    Amiga vc esta melhor?
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei...bjs

    www.escrevendoemagrecendo.zip.net

    ResponderExcluir
  8. oiee denovo, ñ entendi.. vc não quer q acompanhe o seu blog?

    ResponderExcluir
  9. Ótima matéria! Nunca tinha parado para pensar sobre o metabolismo!!!! Bacana!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o legal é que com o tempo vc vai aprendendo a conhecer o SEU metabolismo, depois de tanto tempo já não sigo dietas, faço a minha própria, sei que comer a noite não me atrapalha em nada, que se eu abusar de carne engordo ou deixo de emagrecer mais do que se abuso de carboidratos e várias outras coisinhas... cada organismo reage a dieta de uma forma diferente e é importante que vc conheça o seu. bjinhos

      Excluir