terça-feira, 25 de novembro de 2008

25 alimentos que enganam a fome


CAFÉ DA MANHÃ:

ABACAXI: rico em fibras, o abacaxi mantém o estômago ocupado na digestão por mais tempo, o que segura a fome. Também tem várias vitaminas e minerais importantes para o equilíbrio geral do organismo. E um corpo saudável corre menos risco de cair na armadilha da gula.

AVEIA: as fibras da aveia se expandem no estômago. Depois, são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, prolongando a saciedade. Se preferir, polvilhe o cereal nas frutas ou no iogurte.

PÃO INTEGRAL: além de deixar você satisfeita com menos comida – por causa das fibras dos grãos –, pães e massas integrais têm o poder de manter os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando que a fome volte logo.
OVO: o ovo é fonte de proteína – nutriente que tem uma estrutura molecular complexa, exigindo uma digestão lenta. Por isso, deixa você sem fome por um bom tempo.

QUEIJO BRANCO: como o ovo, o queijo tem proteína e, por isso, sacia bem a fome.




ALMOÇO


ARROZ INTEGRAL: esse tipo de arroz, que vem com a casquinha, leva mais tempo para ser digerido do que o branco. E enquanto o estômago está cheio, você não pensa em comida.

FARELO DE TRIGO: Juntar o farelo de trigo a outros alimentos aumenta o volume – dá impressão de ter uma porção mais generosa no prato. Além disso, o farelo reduz o índice glicêmico da massa e do arroz, e IG baixo é garantia de apetite tranqüilo.

ABÓBORA: tem fibra de monte e poucas calorias (tem só 33 calorias por 100 gramas), por isso, você pode comer bastante sem medo de engordar. Não é à toa que faz sucesso na turma do regime. Pode ser assada ou cozida, doce ou salgada.

CENOURA: a textura firme da cenoura exige mesmo que você mastigue, mastigue, mastigue... Com isso, o cérebro entende que uma boa quantidade de alimento está sendo ingerida. Além disso, comendo devagar, você consome menos comida nos 20 minutos que seu organismo leva para “desligar” a fome.



JANTAR


PEITO DE PERU: além de proteína, o peito de peru tem um pouco de gordura (mesmo o light), que, durante a digestão, estimula o corpo a produzir um hormônio, a colescistocinina, que corta a gula. É isso mesmo: para emagrecer a gente precisa de gordura, de boa qualidade, é claro, e não mais do que 10% das calorias diárias.

TOFU: esse queijinho (de soja) carrega apenas 40 calorias em 100 g, e pode entrar à vontade no seu prato, dando volume à refeição. A dose de proteína, apesar de pouco, também ajuda a domar a fome.

FOLHAS VERDES: campeãs de fibras, as folhas exigem muita mastigação – ninguém engole uma saladona sem trabalhar muito com os dentes. E a mastigação é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer.


LANCHES

BANANA: não parece, mas a banana tem fibras e, por isso, forra o estômago. Também carrega ferro, potássio e triptofano – substâncias que dão pique e diminuem a compulsão a comida. Mas, com 90 calorias, em média, não pode ser consumida à vontade.


IOGURTE: rico em proteína, não só aplaca a fome como evita que ela volte rápido. Se quiser esticar a sensação de saciedade, junte aveia.

BARRA DE CEREAIS: as que têm castanhas, cereais (como a aveia) e frutas secas cortam a fome e dão energia. Cuidado com as versões carregadas de açúcar e sem quase nada de cereais integrais – disparam o índice glicêmico, e lá vem fome.

DAMASCO: desidratado, concentra frutose (açúcar da fruta) e vale por um docinho com apenas 20 calorias por unidade. A sensação de saciedade fi ca por conta das fibras.

AMENDOIM: a gordura boa do amendoim regula o açúcar no sangue e rende uma sensação de saciedade prolongada, evitando beliscos. Mas não exagere: 10 g têm 55 calorias.

BISCOITO COM FIBRAS: é uma opção saudável para driblar a fome que pinta entre uma refeição e outra. Mas, em excesso, engorda.

SOJA TOSTADA: além das fibras, tem isoflavonas (hormônios naturais), zinco, vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que equilibram os hormônios femininos. E os hormônios, você sabe, infl uem muito na gula.


SOBREMESAS



GELATINA: a gelatina é uma proteína, nutriente que demora mais a ser digerido. Além disso, contém grande quantidade de água, o que ocupa o estômago. Com a vantagem de render várias receitas de baixas calorias.

MELANCIA: essa fruta tem uma quantidade incrível de água e, por isso, sacia muito! Como tem um montão de fibras, exige que a gente fi que mastigando por mais tempo. Além disso, você pode comer uma porção generosa já que uma fatia média contém só 50 calorias.
bebidas

SUCO DE LIMÃO: o azedinho do limão inibe a vontade de comer algo doce. Isso porque esse sabor satura as papilas gustativas que também estão no comando da fome.

CHÁ DE ERVAS: chá, em geral, acalma o estômago. Mas se quiser ir direto ao ponto, beba chá de capim-cidreira (reduz a compulsão por comida), verde (acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar gordura), cravo e canela (diminui a fi ssura por doce).

CAFÉ: como acontece com o limão, o sabor forte do café deixa as papilas gustativas “satisfeitas”. É por isso que compensa o doce da sobremesa.

ÁGUA: a água ocupa espaço no estômago, preenchendo momentaneamente aquele “vazio” que faz você sonhar com um biscoito recheado no meio da manhã ou da tarde.


Fonte: Revista Boa Forma

11 comentários:

  1. MUITO LEGAL O POST! ADOREI!!!!!!!!!!!!!!

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  2. AI MEU DEUS sabendo de tudo isso fico numa ansiedade danada,tento investir mais na minha alimentaçaõ mas acabo sempre deslizando,renata hoje foi um dia dificil miga dieta reducaçao tem que ter fibra e persistençia,mas naõ vou desistir,bjs

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  3. Muito bom, cada dica maravilhosa. A da água então, muito show, só de ler dá sede KKKKK.

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  4. Muito bom o post!!! Muito legal quando vc coloca essas informações no post!! O abacaxi é o meu amigo na minha dieta!! adoro!!
    bjos!!

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  5. EU TÔ FELIZ D++++++
    MEU PRESENTE CHEGOU E VC AIND AME MANDA 3 BSINAGAS EU VOU MORRER DE TANTO COMER TD COM WASABI.. COMI EM TD NA TORRADA, NO QUEIJO, NA ARROZ INTEGRAL NO PEIXE..
    E SÁBADO VOU COMER COM CAMARÃO QUE MEU IRMÃO TROUXE PRA MIM...
    AMIGA MANDEI FAZER UMA COSIA MUITO ESPECIAL PRA VC ... TÚ CALÇA QUANTO?
    E OLHA ME DIZ SUA COR FAVORITA TB....
    BJS!

    OLHA VC NÃO TEM NOÇÃO DE COMO EU ME SENTI COMS EU PRESENTE.. QUANDO AGENTE SE ENCONTRAR EU VOU TE DIZER...
    BJS BJS BJS

    E MUITO OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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  6. Olá, sou Giovanna da Edelman, agência de comunicação da Quaker. Gostei muito sobre o post dos alimentos e suas atuações no organismo. Sobre a aveia, você está certa: a aveia é rica em fibras solúveis que podem ajudar no controle da saciedade, a sensação de satisfação após o consumo de algum alimento. As fibras tornam o alimento mais volumoso, aumentando a salivação e exigindo uma maior mastigação, além de contribuir para uma diminuição do tempo de esvaziamento do estômago.
    O aumento da saciedade promovido pelo consumo de fibras pode levar ao menor consumo calórico nas refeições subseqüentes e, consequentemente, ajudar na perda de peso.

    Abraços,
    giovanna.carvalho@edelman.com

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  7. NÃO NÃO ACREDITEI QUANDO EU LI!! Menina vc tá podendo hein? A galera da quaker lendo o teu blog!! nossa que felicidade!! mas essa matéria que vc colocou no teu blog ficou muito boa!! beijos amiga!!

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  8. Oi Re, eu to morrendo de saudades de você amiga.
    To meio sumida porque ando com muita dor nas costas então to evitando o computador.

    Eu como barra de cereais para enganar a fome e também para enganar a vontade de comer doces, comigo funciona.

    Bjs

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