terça-feira, 14 de outubro de 2008

TPM e as Mudanças no Corpo



Ontem à tarde tive muita dor de cabeça, senti que tava muito inchada e meio irritada, mas achei que era por causa do calor está fazendo aqui em São Paulo. Fui na casa da minha mãe, e dei de cara com um pacote cheio de sonhos de valsa... que desespero... não sou muito ligada em chocolate, prefiro outros doces, mas ontem fiquei alucinada com aqueles bombons... peguei um, fiquei uns dois minutos olhando pra ele, mas acabei guardando de volta... precisei fazer uma força enorme, mas resisti!!! Porém fiquei me perguntando o resto do dia o porquê daquela vontade por chocolate... até que à noite, quando lembrei que tinha que tomar o último anticoncepcional da cartela, caiu a ficha... TPM... é claro! Durante uma dieta, quando o corpo já está sentindo a falta do açúcar, vc entra no período pré menstrual e pronto... vem aquela loucura por doces, principalmente chocolates. Tirando as alterações no corpo. Nessa fase o ideal é não nos preocuparmos muito com a balança... porque com certeza ela não vai acusar o peso certo, mas eu não consigo...Hoje pela manhã fui me pesar e aumentei 200 gr. em relação à ontem. Sei que não é recomendável se pesar todos os dias, mas eu só consigo controlar minha dieta assim... me peso toda manhã, em jejum, ainda de pijama. Assim percebo se fiz alguma coisa errada no dia anterior ou não. É a única forma que encontrei de me apegar à dieta.




O PERÍODO PRÉ MENSTRUAL E O GANHO DE PESO:




O ganho de peso e inchaço são situações que afetam grande parte das mulheres nos dias que antecedem a menstruação.Nas mulheres que apresentam a Síndrome da Tensão pré-menstrual (TPM), este problema ocorre de forma mais intensa e vem acompanhado de sintomas como alteração de humor, depressão, ansiedade e irritabilidade. Podemos dividir o ciclo menstrual da mulher em duas principais fases: A primeira é a chamada fase folicular, cerca de 14 dias a partir da menstruação e a chamada fase lútea, e vai do dia seguinte ao da ovulação até o início da menstruação.Considerando-se os cerca de 14 dias da chamada fase lútea ou pré-menstrual, é neste período que teremos as principais alterações de ganho de peso, inchaço e os sinais e sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual.O inchaço pré-menstrual é decorrente de um processo de retenção de sal e água no organismo. A causa desta retenção ainda não está totalmente esclarecida, o que se sabe é que envolve um outro hormônio chamado aldosterona e que poderia estar também associada a um desequilíbrio nas concentrações dos dois principais hormônios desta fase, o estrógeno e a progesterona, daí o fato de ser mais comum naquelas mulheres em uso de anticoncepcionais orais.
No que diz respeito ao ganho de peso nesta fase, pesquisadores já encontraram oscilações de peso na ordem de mais de 2kg no decorrer dos ciclos menstruais. Muitos fatores parecem estar envolvidos. Algumas evidências apontam para uma maior ingestão alimentar tanto por um maior apetite, como por um aumento na freqüência e intensidade de episódios de compulsão alimentar, principalmente por carboidratos. Em mulheres portadoras da TPM essa alteração ocorre de forma mais intensa e é agravada pelas alterações do humor. A queda dos níveis de serotonina que ocorre no sistema nervoso central logo após a ovulação é uma das hipóteses que tentam explicar esta alteração do comportamento alimentar. Este neurotransmissor é um dos principais envolvidos nos mecanismos de saciedade e seus níveis baixos estão relacionados a um maior apetite. Além disso, a maior ingestão de carboidratos seria um modo de favorecer o aumento dos níveis de serotonina no sistema nervoso central. Alguns pesquisadores também acreditam na ocorrência de uma menor sensibilidade à insulina por ação da progesterona, o que levaria a uma menor utilização de glicose pelos tecidos e conseqüentemente à sensação persistente de fome.


Dicas para diminuir a irritação, o inchaço e ganho de peso nessa fase:


  • Diminuir o consumo de sal e praticar exercícios para eliminar o excesso de líquidos retidos através do suor.

  • Evitar ao máximo o contato com alimentos de elevado valor calórico e sem valor nutritivo, porque nessa fase o auto controle parece impossível.

  • Consumir menos cafeína para diminuir a irritabilidade.

  • Em casos extremos, procurar um médico para que este determine as melhores medidas no controle do comportamento nessa fase.

Um comentário:

  1. Olá! Tudo bem?
    Sou nova por aqui, no mundo dos blogs, estou iniciando o meu, bem primário já que sou péssima nesse mundo virtual. Porém na verdade o foco é fazer minha RA e contar com pessoas que assim como eu, sabem das dificuldades e do quanto o incentivo, o apoio mútuo nos faz seguir em frente, sem desistir. Desejo que vc. continue firme e determinada e sempre que precisar pode contar comigo: sua mais nova companheira de luta rumo à GOSTOSURA.
    Ah, se puder me faça uma visitinha.A casa é simples mais será recebida de coração.
    bj e boa semana.

    ResponderExcluir