segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Pra quem não vive sem macarrão (como eu)!



Se você quer perder peso (ou manter) sem abrir mão de uma bela massa, reduza a velocidade com que ela é digerida. Como fazer isso? É só seguir estas dicas:
por Eliane Contreras

Primeira atitude para combater os quilinhos extras: tirar o macarrão de cena, certo? Nem sempre! Se você combiná-lo a uma porção de proteína magra (peito de peru, peixe, queijo cottage) e outra de gordura boa (azeite de oliva), essa delícia perde o poder de alargar a cintura.


Isso acontece porque esses nutrientes são capazes de reduzir o índice glicêmico (IG) do carboidrato. Ou seja, a massa vira açúcar no sangue mais devagar, evitando picos glicêmicos e, conseqüentemente, a produção excessiva de insulina – hormônio que estoca gordura. Se a massa for acompanhada de hortaliças, melhor! “As fibras das verduras e legumes ajudam a prolongar a saciedade, acabando de vez com aquela história de você sentir fome meia hora depois de comer um prato farto de macarrão”, diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo. O tamanho da porção conta muito na dieta.


Então diminua a quantidade da massa e, claro, esqueça a molho quatro queijos.


• Prefira massa integral. Por ser rica em fibras, tem um IG mais baixo que a massa refinada. Há várias opções no mercado.


• Outra boa opção é a massa de grano duro (grão duro, em português). Leva a sêmola do trigo, um tipo de amido mais resistente e, por isso, com um IG moderado. Leia o rótulo: as massas italianas são tradicionais em grano duro, mas há versões nacionais.


• Cozinhe o macarrão al dente. Para isso, retire-o do fogo ainda firminho. Quanto mais mole a massa, menos resistente fica o amido, que passa a ser transformado em açúcar no sangue num piscar de olhos.

8 comentários:

  1. Eu adoro macarrão. Sim, passei a comprar o integral (que não tem o mesmo sabor...) com mais freqüência. Procuro variar os acompanhamentos, utilizando ainda ricota, minas frescal ou cottage.
    E claro, manjericão (fresco ou seco, o que tiver à mão).

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. SHOWWWW EU JÁ HAVIA LIDO ESSE TEXTO E ADOREI! TB GOSTO MUITO DE MACARRÃO, AMS ATUALMENTE SÓ ESTOU COMENDO O INTEGRAL POR CAUSA DAS FIBRAS QUE ME FORNECE...

    BEIJOCAS!

    ResponderExcluir
  3. Re eu também não vivo sem macarrão, de vez enquando eu tenho que comer.
    Vou seguir suas dicas para fazer da próxima vez.

    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Eu achei que era você mesmo, mas, fiquei meio desconfiada. To em casa e meu msn não está conectando, amanhã nos falamos.

    Bjokas

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica do macarrão...as vezes eu amo comer uma bela massa....não é atoa que estou massa pura (risos)...
    Vou tentar o integral tbm...mas vamos tentar umas receitinhas pra melhorar...quem tiver uma boa podia passar pra gente né?


    bjinhos

    Carla

    Ps. como vai seu joelho mocinha?

    ResponderExcluir
  6. Ai, Renata, já fiz isso, mas eu não gosto que algumas meninas que não têm blog não possam comentar.

    Se esta porcaria continuar, é o que vou acabar fazendo...

    * adoooooooro macarrão!

    ** esqueci de colocar o selo e a explicação da brincadeira! vou colocar agora.

    ResponderExcluir
  7. Adorei isso! Valeu pelas dicas! te amo! bjsksss

    ResponderExcluir
  8. oieeee,

    Rê obrigada pelo apoio, quanto ao macarrão eu amo massa, amo, amo, amo, mas optei pelo integral desde que comecei a r.a mas não sinto tanta diferença não, até gosto pq me sacia mais rápido.
    bjs light

    ResponderExcluir