segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Água em excesso pode matar!!!

Meninas isso é muito sério, eu mesma tava exagerando na água, mas depois que minha mãe pediu pra eu pesquisar a respeito, fiquei boba de ver como a gente corre risco fazendo as coisas sem informação!


Leiam com atenção...


Forçar o corpo a trabalhar com uma quantidade limitada de líquidos é como tentar lavar a louça do jantar com um copo de água. Quando não bebemos água suficiente, o corpo tem de eliminar os resíduos numa forma muito mais concentrada, causando odor corporal, mau hálito e urina com mau cheiro.


O nosso corpo é composto por 70% de água, e os nossos rins processam mais de 200l de água por dia. As células são compostas essencialmente por água e praticamente todos os líquidos do corpo, como por exemplo o sangue, são constituídos à base desta substância preciosa. A água também é utilizada para controlar a temperatura, umidificar o ar que respiramos, expelir resíduos indesejáveis e lubrificar os tecidos do corpo. Além disso ocorrem também perdas naturais através da transpiração e respiração.

Porém beber água em excesso pode prejudicar a saúde e até matar.

Em uma cultura obcecada pela hidratação, é possível sofrer uma overdose de água!!!

Vc já ouviu falar em hiponatremia?
Hiponatremia é uma diluição do sangue, que acontece quando se bebe água demais.
Ao pé da letra, hiponatremia quer dizer “sal insuficiente no sangue”, ou seja, uma concentração de sódio no sangue abaixo de 135 milimoles por litro – a concentração normal fica entre 135 e 145 milimoles por litro. Casos graves de hiponatremia podem levar à intoxicação por água, uma doença cujos sintomas incluem dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, urinação freqüente e desorientação mental.

Em humanos, os rins controlam a quantidade de água, sais e outros solutos que deixam o organismo, “peneirando” o sangue através de seus milhões de túbulos. Quando uma pessoa bebe água demais em pouco tempo, os órgãos não conseguem liberar essas substâncias rapidamente o bastante, e o sangue fica “encharcado”. Atraída por regiões onde a concentração de sais e outras substâncias dissolvidas é mais alta, a água em excesso deixa o sangue e entra imediatamente nas células, que incham como balões para conseguirem acomodá-la.

A maioria das células tem espaço para se expandir, pois fica em tecidos flexíveis, como gordura e músculo, mas este não é o caso dos neurônios, apertados dentro da caixa craniana – que ainda é dividida com o sangue e o líquido cérebro-espinhal, explica Wolfgang Liedtke, neurocientista clínico do Centro Médico da Duke University. “No crânio quase não há espaço para que eles se expandam ou inchem”, ele afirma. É por isso que o edema ou inchaço cerebral pode ser desastroso. “A hiponatremia rápida e grave causa a entrada de água nos neurônios, levando ao inchaço que se manifesta em convulsões, coma, falha respiratória, hérnia cerebral e morte”, explica M. Amin Arnaout, chefe da nefrologia do Massachusetts General Hospital e da Harvard Medical School.

Ao praticar exercícios físicos, “você deveria equilibrar a quantidade da água que bebe com a quantidade de suor que produz”, e isso inclui bebidas isotônicas, que também podem causar hiponatremia quando consumidas em excesso. No entanto, medir o suor não é nada fácil. Como um maratonista, ou qualquer pessoa, pode determinar o volume de água a ser consumido? Se você é saudável e ainda tem um barômetro de sede que não tenha sido prejudicado pela idade ou pelo uso de medicamentos, siga um conselho: “beba água de acordo com sua sede. É o melhor indicador”.

Fontes: Associação Portuguesa de Medicina Preventiva – http://www.medicinapreventiva.pt/
Comunidade Virtual em Vigilância Sanitária – http://www.comvisa.bvs.br/
Duetto – Scientific American Brasil


Sempre ouvi dizer que TUDO em excesso faz mal, mas nunca imaginei que a água não fosse uma exceção, então vamos tomar cuidado hein? Beijos...

2 comentários:

  1. Rê!! q coisa mais chocante!! eu bebo agua pra passar minha fome.. por isso estou sempre com um copo de agua em maos.. vou me vigiar mais nisso! Velu pela dica!! Bjim!

    ResponderExcluir
  2. OI Re!!! Nossa, essa da água é novidade pra mim tbm!!! Q bom q minha querida mãe postiça de alertou, né? Assim vc pode alertar tdas nós tbm!!! Obrigada pela dica!!! Mil bjskssss

    ResponderExcluir