sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Gelatina / Colágeno




As gelatinas “em pó” beneficiam cada vez mais a saúde humana. Segundo o professor do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Jaime Farfan, o uso da gelatina como ingrediente ou como sobremesa tem contribuído para fortalecer unhas, cabelos e hidratar a pele, dando-lhe maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho.


“Sendo um produto extraído do colágeno, especialmente do colágeno bovino, a gelatina contém uma série de fragmentos de proteínas que quando absorvidas pelo intestino são parcialmente digeridas e fornecem aminoácidos, fundamentais para a manutenção de ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações”, explica Farfan.


Um organismo saudável necessita de colágeno para a manutenção do tônus muscular e de uma pele firme, com uma reposição diária de aproximadamente 1g por quilo de peso corporal. Pesquisas mostram que, por volta dos 25 anos, o organismo começa a diminuir a produção de colágeno em contraposição à necessidade constante dessa importante molécula no processo de rejuvenescimento e reparação celular.


Aos 50 anos, o corpo só produz em média 35% do colágeno necessário. Supõe-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento. Com a diminuição do colágeno, os músculos ficam flácidos, diminui a densidade dos ossos, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa, com aspecto de almofada. Os cabelos perdem o viço, pois diminui a espessura do fio capilar. Alguns órgãos podem sofrer deslocamento e apresentar mau funcionamento. A pele fica mais fraca, desidratada e sem elasticidade, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias; o ganho de reserva lipídica é mais acentuado.


De acordo com Farfan, a gelatina é um alimento puro e é composta por cerca de 84% de proteínas, 2% de sais minerais e água. É livre de carboidratos e gorduras, assim como de colesterol ou purinas. Também não contém qualquer tipo de aditivo em sua constituição.


“A mais importante propriedade da gelatina é sua capacidade de formar um gel termo-reversível, a partir de soluções com amplos limites de concentração, isto é, podemos converter uma solução para a forma sólida e reconvertê-la para a forma líquida, por meio de aquecimento. Por esta razão, é um agente de ligação ideal e encontra usos nas mais variadas aplicações, como: sobremesas de gelatinas, gomas de gelatinas, “marshmallows”, caramelos, doces, iogurtes, mousses, queijos cremosos, “aspics” e muitos mais. Gelatina é também importante em aplicações farmacêuticas e fotográficas”, acrescenta o professor.


Fonte: Copacabana Runners


Ró, espero que esse artigo ajude a tirar suas dúvidas.


Beijos

13 comentários:

  1. Muito bom vc ter postado isso sobre a gelatina, muitas pessoas tinham dúvidas!!!
    Td bem com vc irmã???
    Se der entro no msn mais tarde, ok???
    Te amo e tenha um lindo dia!!!

    MIl bjksssss

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI MUITO HEINNNNNNNNNNNN

    MENINA, EU NÃO GOSTOD E GELATINA ACREDITA?????
    MAS EU COMO EMPURRADA, PRECISAMOS MUITO, É IMPORTANTE A INGESTÃOD E COLÁGENO......

    ResponderExcluir
  3. Oi Re

    Você como sempre prestando informações preciosas para todas. Um amore.

    Obrigado pelo recadinho no Orkut tah.

    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Esse negócio de fome de noite é complicado, por isso pedi o remedinho... rs
    Consegui marcar uma consulta agora pra novembro com uma nutróloga, quero tirar todas as dúvidas e passo tudinho pra vcs!!
    Obrigada pelas dicas, vou ficar de olho nas calorias! rsrssr
    Bjokas

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm to aderindo a gelatina...confesso que não sou muito fã, mas minha geladeira esta cheia e sempre que sinto vontade de comer algo (tipo beliscar) eu pego uma....temos que lembrar o que ela faz por nós né?

    Ahh hj faço a receita do macarrão com certeza....vou postar foto dele vc vai ver....bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Eu vou comer gelatina nem que seja empurrada a talo, agora...o que?
    O trem molengo que faz bem... vou fazer estoque ... de várias tipos... de sabores... alguma marac em especial? menos calórica?
    Fessora... diz ai pra mim...


    bjs e bom finde

    ResponderExcluir
  7. Oie, não tenho msn,estou me sentindo um picao do mato,,,pra mexer nesse blog já e um baile!!!
    Ajuda é sempre bem vinda...

    ResponderExcluir
  8. ops! não tirou as dúvidas só de Ró não! adorei ler tudo isso.rss
    beijocas e bom final de semana!
    zana
    www.emagrecendorealmente.zip.net

    ResponderExcluir
  9. muito bom, mas vale lembrar que o consumo deve ser continuo, porque demora um tempinho para iniciar a produçao de colageno no organismo , bj

    ResponderExcluir
  10. Oi Renata!! tudo bem amiga? Espero que esteje tudo ótimo! Adorei a matéria sobre a gelatina, vou tentar me adptar a consumir todos os dias. Amiga muito obrigada pelo apoio, espero que agora eu consiga tomar o rumo certo em minha vida. Beijos, e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  11. oi Renata quantas coisa boas encontrei aqui no seu blog quanta informaçaõ adorei,e as receitas nota 10 viu,como entrei aqui nao pude deixar de comentar bjs

    ResponderExcluir
  12. Amo gelatina. E agora lendo seu post, amooooo mais ainda.
    Ótimo fds. Bj

    ResponderExcluir
  13. Oiii Renata!

    Sou e a Fabi/Brasilia, passei pra dizer que amei demais ter conversado com vc!! Estou com um novo gás!! Quero manter sempre contato com vc!! Deus abenções vc!! um beijão

    Fabi

    ResponderExcluir