quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Alimentos Diet/Light

Oi, meninas... desculpem, mas não consegui colocar nenhuma dica legal aki ontem, e hj estou meio atrapalhada, mas prometo que mais tarde vou responder todos os comentários. Adoro cada um que leio, pq me dá mais força e ânimo pra continuar!!!


Hoje de manhã fui até o mercado com a minha mãe (imaginem eu manquinha no mercado... parecia uma tartaruga andando... rs).


Fui comprar uns iogurtes e gelatinas diet... Ainda bem que tenho o hábito de olhar as informações nutricionais. Peguei a Gelatina Diet Doce Menor e mais duas marcas diferentes pra comparar... é impressionante a diferença entre as calorias. Enquanto a Doce Menor tem 9 calorias = 5 colheres de sopa (120 gr), as de outras marcas têm o mesmo tanto de calorias (9) pra CADA COLHER DE SOPA, ou seja, são diet, mas tem 5 vezes mais calorias que a Doce Menor!!! É muita coisa né?


Então resolvi postar um artigo que fala sobre isso, espero que vcs gostem:



Cuidado com os Alimentos Diet e Light


Você é do time daquelas que quando deseja eliminar alguns quilinhos, vai ao supermercado e compra tudo diet e light? Se sim, comece a entender um pouco mais o que significa um alimento ser light ou diet e veja se realmente ele pode te ajudar a ficar de bem com a balança.
De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para um alimento ser considerado light, ele deve ter 25% a menos de nutrientes (gorduras, colesterol, sódio, etc) ou do valor energético. Por exemplo: um alimento com menos quantidade de sódio presente, pode ser light e ter a mesma quantidade de gorduras que o produto tradicional.
Por este motivo é importante avaliar se vale a pena consumir um produto light. Para reduzir peso é importante diminuir o consumo de calorias de forma adequada e praticar exercícios. Dependendo da composição nutricional do alimento, a opção light pode ser bem vinda, como em alguns produtos onde o total de calorias e a gordura do alimento é bem reduzida.
É preciso que as pessoas criem o hábito de verificar a informação nutricional no rótulo dos alimentos.

Quanto ao diet, para um alimento ganhar esta denominação, ele precisa ser isento de algum nutriente, que pode ser o açúcar, ou sódio, gordura ou proteína. Este tipo de produto é indicado para pessoas com diabetes, hipertensão, etc.
Se o seu objetivo é eliminar peso fique atento. Exemplo: um sorvete diet, provavelmente não terá nada de açúcar em sua composição, mas poderá ter mais gordura que o tradicional, então para quem não é diabético e apenas deseja emagrecer, vale a pena consumir o diet?
O mesmo se aplica ao chocolate e outros doces. Para fazer boas escolhas, que possam te ajudar no processo de emagrecimento e também na promoção da sua saúde, fique atento no rótulo nutricional.
Algumas pessoas relatam que não tem condições para fazer uma dieta, pois não poderá comprar produtos light e diet. Garanto para você, que não é preciso comprar este tipo de produto para emagrecer, o importante é saber fazer escolhas saudáveis, isso sim é fundamental.

Por Roberta dos Santos Silva - nutricionista do site Cyber Diet (www.cyberdiet.com.br)e é Pós-graduanda em Atendimento Nutricional.

Fonte: vilaequilibrio.vilamulher.com.br

9 comentários:

  1. oie,,

    Rê vc como sempre uma luz pra gente... falo isso direto com minha mãe, mas a veia é cabeça durinha. hahahaha
    nun gosto muito de gelatina, ams hj comprar umas pra mim...

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Re

    Aconteceu isso comigo em barras de cereais, a light tinha só menos 10 calorias do que a normal, mas tinha muito mais sódio e gordura, o que no nosso caso não acho interessante, então optei pela normal.
    Eu sempre leio todos os rótulos.

    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. RÊ, é muito verdade isso mesmo. É fácil achar que porque é Diet/Light, pode cair de boca. Lêdo engano. O negócio é o equilíbrio.
    E o joelho, tá melhor? Tá colocando gelo? Se cuida heim!
    bj amiga e ótima tarde.

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!! adorei seu post de hoje, cara não imaginava que existice diferença de calorias nas gelatinas!!! E sobre o meu elogio de ontem ví que aquela "moça" não é minha amiga não! pois se fosse não iria querer me magoar, a partir de hoje ela cai para o grupo de "conhecidos"!!!! rsrss... muito obrigada pelo elogio carinhoso a minha fofuxa! minha mãe sempre diz " quem aos filhos acaricia a boca da mãe adoça!" Beijokas amiga!! Até mais tarde.

    ResponderExcluir
  5. A gente tem que ficar atenta mesmo. Tem até produtos que não são nem diet e nem light, porém têm poucas calorias. Às vezes a gente paga mais caro pensando que o produto não engorda. Passei a vida toda caindo nessa. Um dia a gente aprende!

    ResponderExcluir
  6. Oieee!
    Nossa, isso é verdade! Já tinha lido umas coisas sobre isso!
    Bom, o importante é comer com moderação, pq não adianta comprar requeijão light, por exemplo, e comer meio porte do bagulho!akakakakak! Vale mais a pena comprar o tradicional e maneirar no q come! Eu, por exemplo, comprei um queijo cremoso da Vigor, to meio enjoada do queijo branco tradicional. É queijo minas tbm, mas é cremoso.
    1 col de sopa tem 41 calorias.
    E 1 col de sopa dá e sobra para 2 fatias de pão light! 1 fatia de queijo branco, sendo o light, tem 65 cal.Acho q vale a pena, ams nunca como 1 col de sopa cheia, sempre rasinha. Fora q é delicioso!akakakakk!
    Bom, continua firme aí! Te amo irmã! Ah, sábado nós vamos sim, vou me controlar para comer 1 fatia só de pizza e vou levar refri 0 ou então Guarah ou H2OH!akakakak!
    Mil bjksss

    ResponderExcluir
  7. renata, que dia vc começou com a dieta? em qto emagreceu isso tudo?? bj

    ResponderExcluir
  8. renata, que dia vc começou com a dieta? em qto emagreceu isso tudo?? bj

    ResponderExcluir
  9. Essa da gelatina tbm tinha percebido!
    Pra ela ficar gostosa bate com iogurte desnatado, fica um must! rsrsr
    Bjokas

    ResponderExcluir