terça-feira, 13 de outubro de 2009

Benefícios de uma alimentação saudável para pele, unhas e cabelo






Além de fazer o organismo funcionar melhor, a aparência de quem opta pela alimentação saudável também é outra. A escolha de alimentos certos traz benefícios para a pele, o cabelo e as unhas, além de adiar os sinais do envelhecimento.

Para formar colágeno e elastina, proteínas que sustentam a pele, deve-se consumir alimentos nutritivos, ricos em vitaminas A e C, cobre, zinco e cálcio, explica a nutricionista clínica funcional Andréa Santa Rosa Garcia, que tem como ótimo cartão de visita o marido, o ator Márcio Garcia, de 39 anos. “Se não há fonte adequada desses nutrientes, envelhece-se com mais rapidez e o cabelo fica opaco. A calvície também pode ser causada por carência de nutrientes.”

Para obter todos os nutrientes necessários, o ideal é comer quatro ou cinco porções de frutas e dois pratos de sobremesa de verduras todo dia. Além disso, quem faz exercícios deve consumir de 1,4 grama a 1,6 grama de proteína por quilo de peso - os sedentários, de 1 grama a 1,2 grama. Em uma dieta de duas mil calorias, metade deve corresponder a carboidratos. As gorduras representam 30% e as proteínas, 20%.

O excesso de alimento pode acarretar prejuízo, como gases, fermentação e má absorção dos nutrientes, diz Andréa. Um dos vilões do exagero é o açúcar. “Não só doces, mas também os carboidratos refinados, como batata e pão, que também são transformados em açúcar, trazem riscos à saúde. Quando metabolizado pelo organismo, o que sobra se liga a proteínas do corpo, como o colágeno e a elastina, que perdem a função. Na pele, aparecem as rugas”, explica a dermatologista Marcella Delcourt.Fast food e refrigerantes também devem ser evitados.

O melhor é consumir alimentos orgânicos e naturais, além de incluir castanhas e sementes, como amêndoa, feijões e lentilhas. Marcella sugere, ainda, incluir na alimentação meia colher de chá por dia de canela e açafrão, que fazem bem para a pele, os cabelos e as unhas. Segundo ela, o açafrão reduz as inflamações e é antioxidante, e a canela queima o açúcar.

De acordo com o professor de cosmetologia Maurício Gaspari Pupo, comer 18 gramas por dia de chocolate com 70% ou 80% de cacau melhora a circulação, aumenta a hidratação e reduz rugas. Cereais integrais, ricos em silícios, também fortalecem as unhas, engrossam os cabelos e reduzem rugas. Alimentos ricos em licopeno, como tomate, melancia e goiaba vermelha, atuam como filtro solar natural. O azeite extravirgem é quase milagroso, segundo Pupo: consumir três colheres de sopa no almoço mais três no jantar ajuda a reduzir a gordura abdominal.


O betacaroteno tem um efeito importante na pele e nas unhas, que resulta da sua função de percursor da vitamina A, nutriente extremamente importante para o tecido conjuntivo e mucosas.
Daí que, ao aumentar a ingestão de betacaroteno, se verifique que também fortalece as unhas, melhora a textura e reforça a resistência da pele e do cabelo.
O betacaroteno faz parte da família dos carotenos, compostos lipossolúveis presentes nas frutas e nos vegetais. É responsável pelo tom alaranjado e avermelhado de muitos alimentos, como a cenoura. Protege a pele dos raios ultravioleta, ao mesmo tempo que aumenta a pigmentação, conferindo um bronzeado natural e saudável.
Quando é ingerido em grandes doses, é armazenado na pele dando--lhe um tom dourado. Tecnicamente falando, esta coloração da pele é sinal de sobre-dosagem, mas uma vez que não é tóxico, não representa nenhum perigo para a saúde.





Fontes:

Abril.com - http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/nutricionista-diz-alimento-certo-faz-bem-pele-cabelo-unhas-420292.shtml


Sapo.pt - http://saude.sapo.pt/prevenir/artigos/geral/beleza/ver.html?id=896402

16 comentários:

  1. tenho que melhorar na alimentação! as frutas eu adoro !! adorei a materia !beijossssssssss

    ResponderExcluir
  2. sabe que tb percebi isso... meu cabelo tá super brilhante, bem mais forte e diminuiu a queda, minhas unhas estão bem mais fortes, tipo, não quebram mais e minha pele tb melhorou... isso tem a ver com a gente não comer o que faz mal, melhorar a alimentação melhora tudo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a material eu como bem frutas e verduras alias meu problema é comer kkkkkk, bjs vamos lá rumo ao peso ideal

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por esse post! Falar da alimentação é sempre bom para q possamos aprender mais!
    Preciso variar mais meus alimentos!
    Bjs diet, Fantinha.

    ResponderExcluir
  5. Certeza Re, a boaalimentação reflete na nossa cara!!! rs tudo fica mais bonito ,pele, unhas, cabelo, astral!!! vamos em frente!!!
    obrigada pelas dicas da balança!!! se encanar e não entender a gente pira mesmo! rs

    bjusss

    ResponderExcluir
  6. No dia 17, eu é que vou fazer 1 aninho:)
    beijinho

    ResponderExcluir
  7. OI irmã!!! Parabéns pelo primeiro ano de vida de seu blog!!!
    Se eu não tivesse cancelado o meu antigo, tbm estaria nessa marca já! Começamos quase juntas, lembra?
    Nossa, mto legal essa matéria!
    Relamente a alimentação é td mesmo!
    Saudades de vc! Se cuida! te amo! MIl bjskssss

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Rê!
    Adorei o tema da sua postagem, é sempre bom falar de saúde.
    É a maior riqueza que podemos ter!
    Um beijo, não desista de vc mesma!
    Se ame em primeiro lugar amiga!

    ResponderExcluir
  9. Até esqueci do niver do meu blog.. Falo isso amanhã.
    Amor a dieta da proteína tá me ajudando tanto.
    Ahhh quero abandonar não..
    bjs

    ResponderExcluir
  10. OI irmãaaaa! td bem???
    Ah, lógico que ele sabe, né?
    Como eu ia fazer isso sem ele saber?? akakakakak! Ele não gostou mto da ideia, mas agora ta de boa!kakaakak! Acho q ele acabou aceitando pq eu ia contratar o cara de qqer maneira!akakakaakak! Te amo! Saudades! Bjsksss

    ResponderExcluir
  11. Reeeeee....cadê vc mulher? rssss
    bjo

    ResponderExcluir
  12. Re

    To de volta, cadê você amiga.

    Bjus
    Grazi

    ResponderExcluir
  13. Oi Renata, tudo bem?
    Sou a Sandra Campos da Nestlé. Peço licença para deixar um recadinho perguntando se vc recebeu a msg que enviamos na 4.a feira p/ seu hotmail. Aguardamos seu contato, OK? (email falecom@nestle.com.br ou tel. 0800-7702460, ligar das 14h às 18h e falar c/ a Thais Manzione). Abraços e obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Renatinhaaa,
    Tô voltando...hahaha
    Ai, como a gente se afasta do blog, neh? afff
    Mas o bom é que não nos perdemos. O meu também já fez um aninho de vida virtual... e seguimos na luta!!!
    Vamos lá... muitas coisas boas estamos por vivenciar nessa caminhada da RA... :)
    Beijão

    ResponderExcluir