
Além de fazer o organismo funcionar melhor, a aparência de quem opta pela alimentação saudável também é outra. A escolha de alimentos certos traz benefícios para a pele, o cabelo e as unhas, além de adiar os sinais do envelhecimento.
Para formar colágeno e elastina, proteínas que sustentam a pele, deve-se consumir alimentos nutritivos, ricos em vitaminas A e C, cobre, zinco e cálcio, explica a nutricionista clínica funcional Andréa Santa Rosa Garcia, que tem como ótimo cartão de visita o marido, o ator Márcio Garcia, de 39 anos. “Se não há fonte adequada desses nutrientes, envelhece-se com mais rapidez e o cabelo fica opaco. A calvície também pode ser causada por carência de nutrientes.”
Para obter todos os nutrientes necessários, o ideal é comer quatro ou cinco porções de frutas e dois pratos de sobremesa de verduras todo dia. Além disso, quem faz exercícios deve consumir de 1,4 grama a 1,6 grama de proteína por quilo de peso - os sedentários, de 1 grama a 1,2 grama. Em uma dieta de duas mil calorias, metade deve corresponder a carboidratos. As gorduras representam 30% e as proteínas, 20%.
O excesso de alimento pode acarretar prejuízo, como gases, fermentação e má absorção dos nutrientes, diz Andréa. Um dos vilões do exagero é o açúcar. “Não só doces, mas também os carboidratos refinados, como batata e pão, que também são transformados em açúcar, trazem riscos à saúde. Quando metabolizado pelo organismo, o que sobra se liga a proteínas do corpo, como o colágeno e a elastina, que perdem a função. Na pele, aparecem as rugas”, explica a dermatologista Marcella Delcourt.Fast food e refrigerantes também devem ser evitados.
O melhor é consumir alimentos orgânicos e naturais, além de incluir castanhas e sementes, como amêndoa, feijões e lentilhas. Marcella sugere, ainda, incluir na alimentação meia colher de chá por dia de canela e açafrão, que fazem bem para a pele, os cabelos e as unhas. Segundo ela, o açafrão reduz as inflamações e é antioxidante, e a canela queima o açúcar.
De acordo com o professor de cosmetologia Maurício Gaspari Pupo, comer 18 gramas por dia de chocolate com 70% ou 80% de cacau melhora a circulação, aumenta a hidratação e reduz rugas. Cereais integrais, ricos em silícios, também fortalecem as unhas, engrossam os cabelos e reduzem rugas. Alimentos ricos em licopeno, como tomate, melancia e goiaba vermelha, atuam como filtro solar natural. O azeite extravirgem é quase milagroso, segundo Pupo: consumir três colheres de sopa no almoço mais três no jantar ajuda a reduzir a gordura abdominal.
O betacaroteno tem um efeito importante na pele e nas unhas, que resulta da sua função de percursor da vitamina A, nutriente extremamente importante para o tecido conjuntivo e mucosas.
Daí que, ao aumentar a ingestão de betacaroteno, se verifique que também fortalece as unhas, melhora a textura e reforça a resistência da pele e do cabelo.
O betacaroteno faz parte da família dos carotenos, compostos lipossolúveis presentes nas frutas e nos vegetais. É responsável pelo tom alaranjado e avermelhado de muitos alimentos, como a cenoura. Protege a pele dos raios ultravioleta, ao mesmo tempo que aumenta a pigmentação, conferindo um bronzeado natural e saudável.
Quando é ingerido em grandes doses, é armazenado na pele dando--lhe um tom dourado. Tecnicamente falando, esta coloração da pele é sinal de sobre-dosagem, mas uma vez que não é tóxico, não representa nenhum perigo para a saúde.
Fontes:
Abril.com - http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/nutricionista-diz-alimento-certo-faz-bem-pele-cabelo-unhas-420292.shtml
Sapo.pt - http://saude.sapo.pt/prevenir/artigos/geral/beleza/ver.html?id=896402