terça-feira, 13 de outubro de 2009

Benefícios de uma alimentação saudável para pele, unhas e cabelo






Além de fazer o organismo funcionar melhor, a aparência de quem opta pela alimentação saudável também é outra. A escolha de alimentos certos traz benefícios para a pele, o cabelo e as unhas, além de adiar os sinais do envelhecimento.

Para formar colágeno e elastina, proteínas que sustentam a pele, deve-se consumir alimentos nutritivos, ricos em vitaminas A e C, cobre, zinco e cálcio, explica a nutricionista clínica funcional Andréa Santa Rosa Garcia, que tem como ótimo cartão de visita o marido, o ator Márcio Garcia, de 39 anos. “Se não há fonte adequada desses nutrientes, envelhece-se com mais rapidez e o cabelo fica opaco. A calvície também pode ser causada por carência de nutrientes.”

Para obter todos os nutrientes necessários, o ideal é comer quatro ou cinco porções de frutas e dois pratos de sobremesa de verduras todo dia. Além disso, quem faz exercícios deve consumir de 1,4 grama a 1,6 grama de proteína por quilo de peso - os sedentários, de 1 grama a 1,2 grama. Em uma dieta de duas mil calorias, metade deve corresponder a carboidratos. As gorduras representam 30% e as proteínas, 20%.

O excesso de alimento pode acarretar prejuízo, como gases, fermentação e má absorção dos nutrientes, diz Andréa. Um dos vilões do exagero é o açúcar. “Não só doces, mas também os carboidratos refinados, como batata e pão, que também são transformados em açúcar, trazem riscos à saúde. Quando metabolizado pelo organismo, o que sobra se liga a proteínas do corpo, como o colágeno e a elastina, que perdem a função. Na pele, aparecem as rugas”, explica a dermatologista Marcella Delcourt.Fast food e refrigerantes também devem ser evitados.

O melhor é consumir alimentos orgânicos e naturais, além de incluir castanhas e sementes, como amêndoa, feijões e lentilhas. Marcella sugere, ainda, incluir na alimentação meia colher de chá por dia de canela e açafrão, que fazem bem para a pele, os cabelos e as unhas. Segundo ela, o açafrão reduz as inflamações e é antioxidante, e a canela queima o açúcar.

De acordo com o professor de cosmetologia Maurício Gaspari Pupo, comer 18 gramas por dia de chocolate com 70% ou 80% de cacau melhora a circulação, aumenta a hidratação e reduz rugas. Cereais integrais, ricos em silícios, também fortalecem as unhas, engrossam os cabelos e reduzem rugas. Alimentos ricos em licopeno, como tomate, melancia e goiaba vermelha, atuam como filtro solar natural. O azeite extravirgem é quase milagroso, segundo Pupo: consumir três colheres de sopa no almoço mais três no jantar ajuda a reduzir a gordura abdominal.


O betacaroteno tem um efeito importante na pele e nas unhas, que resulta da sua função de percursor da vitamina A, nutriente extremamente importante para o tecido conjuntivo e mucosas.
Daí que, ao aumentar a ingestão de betacaroteno, se verifique que também fortalece as unhas, melhora a textura e reforça a resistência da pele e do cabelo.
O betacaroteno faz parte da família dos carotenos, compostos lipossolúveis presentes nas frutas e nos vegetais. É responsável pelo tom alaranjado e avermelhado de muitos alimentos, como a cenoura. Protege a pele dos raios ultravioleta, ao mesmo tempo que aumenta a pigmentação, conferindo um bronzeado natural e saudável.
Quando é ingerido em grandes doses, é armazenado na pele dando--lhe um tom dourado. Tecnicamente falando, esta coloração da pele é sinal de sobre-dosagem, mas uma vez que não é tóxico, não representa nenhum perigo para a saúde.





Fontes:

Abril.com - http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/nutricionista-diz-alimento-certo-faz-bem-pele-cabelo-unhas-420292.shtml


Sapo.pt - http://saude.sapo.pt/prevenir/artigos/geral/beleza/ver.html?id=896402

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Bolo de Carne Moída Recheado



Olá meninas... ontem resolvi testar uma receita nova... ao invés dos tradicionais bolos de carne com claras em neve e creme de cebola, tentei uma coisa mais simples, e deu certo... aí vai a receita:


INGREDIENTES:
1/2 k de carne moída
2 cebolas picadas
2 dentes de alho amassados
cebolinha, salsinha e orégano
1 ovo
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
1/4 de copo de leite


Recheio: peito de peru e queijo minas frescal ( ou o recheio de prefeência)

Misturar bem todos os ingredientes
Untar uma forma com manteiga colocar metade da carne, o recheio e a cobrir com o restante da carne.
Assar em forno médio.

Dica: A carne junto com o queijo branco soltou muita água então, tirei do forno, despejei quase todo aquele caldo e voltei ao forno.

Espero que gostem!

Beijokas



quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Bolo de Abobrinha




Bolo de Abobrinha (também conhecido como Bolo da Bruxa)


Ingredientes:
§ 3 xícaras de abobrinhas raladas com casca
§ 2 xícaras de farinha de trigo
§ 1 xícara de açúcar light (também pode ser usado adoçante para forno e fogão)
§ 1 xícara de óleo
§ 3 ovos
§ 1 col de canela em pó
§ 1 col (chá) de bicarbonato
§ 1 col (chá) de fermento em pó
§ 1 cálice de vinho do porto
§ 1 xícara de nozes picadas
§ ½ xícara de uva passa sem sementes
§ ½ xícara de frutas cristalizadas

Modo de Preparo:
Em uma tigela, misture a abobrinha, o óleo, o açúcar, os ovos, a canela, o fermento, o bicarbonato e o vinho. Mexa bem com uma colher de pau (NÃO use batedeira).
Junte as nozes, as passas, as frutas e a farinha. Mexa até ficar uma mistura homogênea. Coloque em uma forma redonda, de furo no meio, untada e enfarinhada. Leve ao forno alto por 15 minutos. Abaixe o fogo e deixe mais 40 minutos. Espere esfriar e desenforme.

Rende 12 porções / Calorias por porção: 243 kcal


O bolo fica muito bom e nutritivo, mas nem de longe se percebe o gosto da abobrinha!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Spirulina

Eu não posso tomar nenhum tipo de remédio para emagrecer devido a um problema neurológico que tive por muitos anos. Então tenho que optar por produtos naturais, como os chás que eu já citei e algumas outras ervas e suplementos. Um dos suplementos essenciais, na minha opinião, é a Spirulina, que serve, entre outras coisas, como inibidor de apetite, pois em contato com a água, ela incha, o que dá a sensação de saciedade. Segundo relatos de quem já usou ela também é ótima para cabelos, pele e unhas.

O que é a Alga Spirulina?

A Spirulina é uma alga microscópica azul esverdeada com aspecto de um espiral composta por uma única célula e que torna a luz solar em energia ativa. Uma das primeiras formas de vida concebidas pela natureza, a Spirulina contém bilhões de anos de sabedoria evolutiva no seu DNA e é o fruto da primeira forma de vida fotossintética da Terra.A Spirulina é cheia de nutrientes e muito fácil de ser digerida. Comercialmente, a Spirulina está disponível em pó, comprimidos e cápsulas ou adicionadas a alimentos e medicamentos tônicos.Existem várias formas de algas preciosas e nos últimos 40 anos a Spirulina tem vindo a ser a escolhida pelas suas características nutritivas. É um alimento poderoso com grande potencial como fonte de alimento completo, medicamento e recurso bioquímico.Muitas pesquisas concentraram-se no cultivo e colheita daquilo a que carinhosamente chamam de “o verde”. Foi descrito como “probiótico” e “super alimento”.A Spirulina fornece vitaminas, muitos minerais, aminoácidos essenciais, carboidratos e enzimas. Ela é, pelo menos, 60% proteína de vegetal, a qual é pré digerida pela alga, tornando-a um alimento altamente digerível. Tem mais proteínas do que qualquer outro alimento. O seu perfil fora de série também inclui os ácidos gordurosos essenciais, os ácidos gordurosos GLA, lipídeos, os ácidos do núcleo (RNA e DNA), complexo B, vitamina C e E e os químicos vegetais, tais como os carotenóides, clorofila (purificador do sangue) e ficocianina (um pigmento azul).

O preço da Spirulina em cápsulas costuma variar entre R$18,00 e R$22,00 (com 45 a 50 cápsulas, dependendo do fabricante)

Update: Essa postagem é bem antiga, de quando comecei o blog, mas como algumas meninas gostariam de saber mais a respeito da spirulina resolvi alterar a data da postagem para hj assim todas podem ver com mais facilidade. E quanto ao que eu tinha escrito no inicio, sobre relatos de quem já usou, agora já posso incluir o MEU relato, pq usei por meses e aprovei totalmente.

Pode ser encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais, mas meninas, não se esqueçam de sempre pesquisarem a origem e os selos de garantia desse tipo de produto ok?

Beijos

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Atendendo a Pedidos.... A Atemoya





A atemoya é intermediária às espécies que lhe deram origem. Produzida por hibridação, na África do Sul e Israel, a atemoya foi introduzida em vários países. Na Flórida, é plantada comercialmente no Sul do Estado. É exportada por Israel e África do Sul, é plantada na Austrália, mas ainda pouco divulgada em outros países. No Brasil, foi introduzida recentemente e já desperta o interesse de alguns produtores, pela sua qualidade, superior à fruta-do-conde.


É uma fruta típica de mesa, para consumo ao natural; portanto, a sua aparência é muito importante. Serve também para sorvetes, polpa e suco. Seu valor alimentar é principalmente alto para açúcares, mas o apelo e qualidade desta fruta deve-se ao seu aroma e sabor, dados pelos componentes ácidos orgânicos, lipídios, fenóis e constituintes voláteis, especialmente os ésteres.
Meninas, o que posso dizer é que é uma fruta meio feinha, mas é muuuuito doce e muito gostosa, principalmente bem geladinha e madura! Mas lembrem-se: é bastante calórica, tem que comer só de vez em quando... rs
Beijokas

domingo, 30 de agosto de 2009

Reeducação Alimentar X Dietas Restritivas




Devido aos maus hábitos de alimentação o número de pessoas que estão acima do peso é cada vez maior. Neste novo cenário, a procura por regimes e dietas da moda ou mesmo remédios milagrosos aumenta gritantemente. A cada semana a tentativa é por uma nova dieta, na maioria das vezes extremamente restritas e rigorosas a apenas alguns tipos ou grupos de alimentos, o que acaba por frustrar e desencorajar as pessoas que lutam contra a balança.
Outro ponto marcante em relação a essas dietas é o chamado “efeito sanfona”, onde por meio de uma dieta restritiva ou inibidores do apetite gera-se um quadro de grande perda de peso em um curto período de tempo, acarretando em sérios problemas para a saúde e no retorno do peso perdido após o final do regime forçado. Além disso, a associação de dietas radicais a remédios inibidores de apetite é ainda mais prejudicial, pois, tornam a pessoa agitada e dependente ao remédio, havendo uma perda irreal de peso, sem a queima de calorias e a reeducação alimentar do organismo.
O que frequentemente ocorre após o uso de remédios inibidores do apetite e de dietas restritivas, sem a orientação médica e nutricional, é o retorno em curto espaço de tempo de todo o peso perdido, além de, muitas vezes, o retorno do peso ser ainda mais acentuado do que antes.
Devido a todos esses problemas aconselha-se fazer uma reeducação alimentar e adotar hábitos alimentares adequados. Adquirir novos hábitos nem sempre é tarefa fácil, pois, cada pessoa possui costumes alimentares herdados da família. Para se perder peso, a primeira atitude a se tomar é alterar alguns costumes, como por exemplo: evitar exageros, procurar consumir um cardápio balanceado, praticar atividades físicas, consumir mais frutas e verduras, ingerir mais líquidos, diminuir a bebida alcoólica, controlar os doces, realizar várias pequenas refeições durante o dia ao invés de uma grande refeição, mastigar bem os alimentos e etc.
É preciso muita força de vontade para mudar nossos hábitos. Essa mudança, contudo, não deve se transformar em algo ruim, mas com o acompanhamento e orientação de um nutricionista, ou mesmo obtendo informação e conhecimento sobre os alimentos, a dieta se torna algo simples e fácil, com resultado saudável e duradouro. Dessa forma é fácil cuidar da saúde e perder peso sem passar fome.






FontesSALGADO, Jocelem Mastrodi SALGADO, Previna Doenças, Faça do seu alimento o seu medicamento, São Paulo: editora Madras, 2002.